sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013 x 09:52
Desafio Literário - Primeira Resenha:
Passando para a postagem da resenha/resumo do livro 'The Graveyard Book' de Neil Gaiman, do tema livre:
O livro 'O Livro do Cemitério' é um livro infanto juvenil do autor Neil Gaiman.
O livro apresenta pontos altos e baixos. Do começo até o meio, é uma história de aventura, de um menino jovem que, após ter seus pais assassinados pelo misterioso assassino Jack, é acolhido em um cemitério pelos fantasmas que lá vivem. Ele anda pelas criptas, faz amizade com fantasmas, explora o cemitério, descobre criaturas antigas, conhece alguns humanos e está o tempo inteiro saindo de problemas. Ainda correndo perigo, com o assassino em seu encalço, não pode deixar o cemitério e precisa permanecer discreto e escondido, ninguém podendo saber de sua existência. Ele aprende pontos diferentes da história do mundo de perspectivas únicas, dos fantasmas, assim como aprende vários talentos especiais como desaparecer, ficando invisível ou ir visitar pessoas em sonhos.
O livro começa a realmente ficar interessante quando Bod, pois o nome dele é Nobody Owens, o sobrenome vindo dos dois fantasmas que o adotaram, o primeiro do fato de ninguém saber seu nome, vai para a escola. Cansado de ficar escondido do mundo, quer estar em contado com outras pessoas e sair de sua reclusão. Ainda hesitante, seu guardião Silas só se deixa convencer quando o menino se mostra maduro e diz que não era ele que deveria temer a Jack e sim Jack que deveria ter medo dele. Seus dias começam em paz, com ele passando muito tempo na biblioteca e sendo esquecido rapidamente, assim que fora de vista. Mas, como previsto, ele acaba ajudando alguns colegas que sofriam nas mãos de outras crianças, passando a ser visto, logo não mais podendo ir a escola.
O ápice do livro começa quando uma amiga de Bod de quando ele era muito criança, no começo do livro volta a cidade e eles se reencontram. Ela volta a se lembrar dele e resolve ajuda-lo na empreitada de saber mais sobre seus verdadeiros pais e o caso de seu assassinato. Acontece que Jack, o assassino, ainda atrás da vítima que deixara escapar, esava disfarçado como professor da amiga de Bod.
A ordem dos homens Jack era uma de assassinos, que mexia com poderes sobrenaturais, desde muito tempo atrás e tinha ido atrás de Bod, pois ele estava destinado a acabar com a ordem, em uma profecia.
O livro acaba com Bod saindo do cemitério quando mais velho, já perdendo a habilidade de ver seus antigos amigos e até seus pais, agora ele teria de viver e seguir em frente, pois o cemitério não mais era seu lar. Acaba com muitas possibilidades, de um novo começo. Era uma nova etapa da vida e ele teria de vivê-la.